19/04/10
A.E.R.O.M.M.
Noticias
"A paixão pelo Conhecimento, na Demanda da Eterna Sabedoria, foi o que juntou os fundadores do In Hoc Signo Hermetic Institute. Somos homens e mulheres de vários países, com um profundo interesse em todas as áreas do Conhecimento esotérico. Somos livres pensadores e, em conjunto, decidimos encetar esta viagem de Demanda e partilha dos saberes. Sem sectarismos. Sem falsos segredos. Sem gurus."
Parabens aos fundadores do HSSHI. Há muito tempo fazia falta em Portugal um nucleo que desinteressadamente partilhasse o verdadeiro conhecimento hermético / esotérico e a mensagem iniciática, a todos os Homens de desejo. Bem haja.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Palestra na Comunidade Portuguesa de Eubiose
Em 22 de Maio de 2010 pelas 15:30, aconteceu nas instalações da Comunidade Portuguesa de Eubiose, uma palestra dedicada ao tema "Os Arcanos do Douro da nascente até á Foz", tendo sido o Orador o Dr. Luis de Matos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
O Grande Museu Egipcio no Cairo abre em meados de 2012
O Grande Museu Egipcio no Cairo, contará a história primitiva do Egipto, através de 100.000 peças Faraónicas, abrirá em meados de 2012, após final da terceira e ultima fase da sua construção, na meseta das Pirâmides de Guize. O secretário geral do Supermo Concelho das Antiguidades (CSA), Zahi Hawas, fechou em 2/2/2010 um contrato com a companhia Hill International, que se encarregará de dirigir o projecto e a construir o edificio principal do novo museu.
Está previsto que esta ultima fase do projecto, que foi adjudicada á Hill International, em que participarão sessenta arquitectos e engenheiros, termine dentro de 26 meses.”O museu vai ser construido numa colina em frente á Grande Pirâmide de Guize, para que esta faça parte integrante da colecção que será apresentada no edificio, já que se poderá vê-la desde edificio”, disse o ministro da Cultura Egipcio, Faruk Hosni, numa conferência de imprensa.
A ultima etapa deste projecto monumental custará 300 milhões de dólares, que foram emprestados pelo Japão. A entrada do novo museu será presidida por uma colossal estátua de Ramsés II, que nasceu em 1304 a.C. e morreu em1237 a.C., que foi transladada em 2006 da praça de Tahrir…
Para as primeiras duas fases do museu, estavam calculado em 550 milhões de dólares, onde incluia a construção de um centro internacional de estudo de mumificação e um dos grandes locais para albergar peças arqueológicas.
Fonte: http://www.egiptomania.com/
-------------------------------------------------------------------------------------------------
O arqueólogo Zahi Hawas, deu uma conferência de imprensa em 17 de Fevereiro e anunciou os resultados dos testes de ADN e de tomogradia digital. Os resultados serão comparados aos do rei Amenhotep III, que que se pensa ter sido o avô de Tutankamon.
Hawass anunciou planos ambiciosos para efectuar exames de ADN em mumias egipcias, incluindo testes em todas as mumias reais e em quase duas dezenas não identificadas, que se encontram no Museu Egipcio do Cairo. Os exames poderiam demonstrar que algumas das mumias reais expostas, não são de quem se pensam ser.
Um dos principais objectivos consiste encontrar a mumia de Nefertiti, esposa de Akhenaton, a rainha que se tornou lendária pela sua beleza.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Encontrada Alexandria submersa
05/04/10
Um pouco de História
Desde 1738 encontram-se vestigios deste Rito, nutrido por referências Alquímicas, Ocultistas e Egipcias, com uma escala de 90 graus.
Interditado em 1817 em consequência do casa dos Quatro Sargentos de La Rochelle e da inquietude suscitada pelos Carbonários, tornou-se o espaço de encontro dos opositores ao regime, o que acarretou progressivamente o seu declínio. Por volta de 1890 os últimos Maçons do Rito agruparam-se na loja Arc-en-Ciel.
RITO DE MEMPHIS
Constituido por Jacques Etienne Marconís de Nègre em 1838, o Rito de Memphis é uma variante do Rito de Misraim. Retorna á mitología Egípcio-Alquímica, acrescida de aspectos Templários e Cavaleirescos.
0 Rito de Memphis atrai personalidades á busca do ideal Maçónico. Conheceu um certo sucesso junto às Lojas militares até 1841, data em que adormeceu. Porém foi reativado após a destituição de Louis-Philippe em 1848.
Em Inglaterra, a partir de 1850, numerosas Lojas Inglesas trabalharam no Rito de Memphis. Tornaram-se célebres por haverem acolhido ardentes Republicanos (Louis Blanc, Affred Talandier, Charles Lonquet e José Garibaldí.
RITO DE MEMPHIS MISRAIM
Com efeito, outra riqueza da Egiptosofia que os caracterizam, Misraim e Memphis constituem sempre as heranças e conservação das velhas Tradições Iniciàticas do Século XVIII: Philalèthes, philadelphes, Rito Hermético, Rito Primitivo.
Misraim conta 90 Graus diversos, e o Memphis, 95.
Logo que Garibaldi é nomeado como o primeiro Grão- Mestre Geral "ad vitem" para cada dessas Obediências, uma fusão de Fé acontece e torna possível o estabelecimento comum dos Graus.
04/04/10
Espirito do Memphis Misraïm
- sob uma orientação espiritualista e deista;
- tendo por vocação conservar e transmitir a reflexão filosófica, os símbolos do antigo Egipto e das díferentes correntes que marcaram a nossa civilização (hermética, gnóstica, cabalística, templária e rosa+cruz);
- sendo uma busca de livre reflexão para a compreensão de si mesmo e da humanidade;
Homem, tu tens dois ouvidos para ouvir o mesmo som,dois olhos para perceber o mesmo objeto,
duas mãos para executar o mesmo acto.
Do mesmo modo, a Ciência Maçónica, a Ciência por excelência esotérica e exotérica.
Esoterismo constitui o pensamento, o exoterismo a estrutura.
O exoterismo transmite-se, ensina-se , dá-se,
o esoterismo não se transmite, não se ensina, nem se dá: ele vem do ALTO.
Tal é o espíríto da Maçonaria em que a tradição entende haver em cada acto o visível e o invisível, o positivo e o negativo, um presente fugidio, ou mesmo inexistente, trazendo já o germe do seu futuro.
Os Franco-Maçons deste Rito são convidados a refletir. É proposto um aprendizado e uma metodologia fundados sobre o conhecimento dos símbolos, instrumentos vivos que, numa dinâmica constante, recoloca em questão o já adquirido.
Assim, segundo a tradiçâo do Rito, o Maçom "talha a sua pedra" continuamente para afinar a sua percepção e para desenvolver o seu discemimento. Ele dirige-se ao interior de cada um, numa rica experiência intimista que, por ressonância, modifica o seu exterior fazendo evoluir os seus conceitos e a sua visão do mundo, pois está comprometido com a maior aventura possível, a conquista de si mesmo.
03/04/10
Presença Internacional
Existente à mais de 200 anos, este Rito suscita um vivo interesse e tem tido um grande desenvolvimento. Fiel aos seus principios base, ele afirma-se como um Rito Tradicional, Simbólico e Espiritualista, fiel aos principios da tolerância e da liberdade.
O R.'.A.'.P.'.M.'.M.'. está presente nos seguintes paises.
02/04/10
Robert Ambelain (1907-1997)
Entre 1960 e 1985, foi Grão-Mestre Internacional do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm. Em 1985, foi reconhecido como Grão-Mestre Internacional de Honra do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm.
Teve ainda títulos de Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente Misto do Brasil, Grão-Mestre de Honra do Antigo Grande Oriente do Chile, Presidente do Supremo Conselho dos Ritos Confederados para a França, Grão-Mestre de França do Rito Escocês Primitivo e Companheiro Ymagier do Tour de France - da Union Compagnonnique dês Devoirs Unis, onde recebeu o nome de Parisien-la-Liberté.
Além da Franco Maçonaria, foi membro de outras organizações iniciáticas, como a Ordem Kabalística da Rosa Cruz e a Ordem Martinista.
Morreu em Paris em 27 de Maio de 1997.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Ambelain
www.robert-ambelain.book.fr
01/04/10
Garibaldi (1807-1882)
Proprietário da embarcação Santa Reparata de 29 toneladas, Giuseppe Garibaldi passou dez anos de sua vida a bordo de navios mercantes onde chegou a obter licença de capitão. Mas seus desejos de aventura não permitiram que seguisse essa carreira.
Seduzido pelas ideias socialistas de Saint-Simon, entrou em contacto com a sociedade secreta “Jovem Itália”, fundada por Guiseppe Mazzini , republicano e ardoroso defensor da unidade Italiana, que esperava alcançar por meio de um levante popular.
Garibaldi abandonou o mar para participar desta luta. Condenado à morte, refugiou-se em Marselha até que em 1835, fugiu para o Rio de Janeiro.
No Brasil, aproximou-se de republicanos e tornou-se uma figura importante. A Revolução Republicana do Rio Grande do Sul, é lembrada ainda hoje, em muitas Lojas Maçónicas Brasileiras. Após quase uma década de luta, foi dispensado das suas funções pelo presidente Bento Gonçalves.
Garibaldi foi iniciado na Maçonaria, no Rio de Janeiro, na Loja "Refúgio da Virtude", filiando-se mais tarde na Loja "Amis de La Patrie", no Uruguai, onde foi Venerável Mestre da loja a partir de 1841.
Então mudou-se para o Uruguai. Onde foi nomeado capitão da frota Uruguaia. No ano seguinte, organizou a Legião Italiana.
Condenado pela segunda vez ao exílio, em 1849. Depois de uma estada em Tânger, Garibaldi mudou-se para Staten Island.
Garibaldi recusou o título de nobreza e a pensão vitalícia que o rei lhe ofereceu e retira-se para sua pequena casa na ilha de Caprera.
Em 2 de Junho de 1882, aos 74 anos, Giuseppe Garibaldi morreu na sua casa na ilha de Caprera. Embora tenha deixado instruções detalhadas para sua cremação, o seu corpo foi enterrado na ilha de Caprera.
É Garibaldi que promove a fusão dos Ritos Maçónicos de Memphis e Misraïm, que deram origem ao actual Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraïm.
Cagliostro (1748-1795)
Uma das mais contraditórias e expressivas personalidade dos bastidores espiritualistas do "século das luzes". Nascido num bairro judaico em Palermo, a sua curta e intensa existência encerrou a transição de um longo ciclo de obscurantismo e o alvorecer de novas e sublimes luzes espirituais.
Aos 17 anos, ter-se-á interessado pela Alquimia, associando-se a Marano, que conhecera muitos alquimistas que se diziam capazes de transmutar metais mas, após algum tempo, convencido pelo espírito envolvente de Cagliostro, passou a acreditar que o mesmo tinha tal poder. Cagliostro enganou e roubou Marano.
Cagliostro viajou por todo o mundo, conhecendo o Egipto, Grécia, Pérsia, Índia e Etiópia, estudando Ocultismo e Alquimia.
Em 1770 fugiu para Inglaterra anunciando ter descoberto um grande segredo alquímico, onde conheceu S. Germain em Londres, que o iniciou nos rituais ocultistas do antigo Egipto. Fundou Lojas Maçónicas, baseadas em Rituais Egípcios, em Inglaterra, Alemanha, Rússia e França.
Regressou a Roma em 1789 onde praticou sua medicina e tentou fundar uma Loja Maçónica. Foi preso pela Inquisição em 1791, acusado de heresia, bruxaria e prática de Maçonaria. Após 18 meses de deliberações, a Inquisição sentenciou Cagliostro à morte, pena que foi trocada, pelo Papa, por prisão perpétua. Cagliostro tentou fugir, mas foi preso novamente e transferido para a solitária do castelo de São Leo, perto Montefelto, onde morreu em 26 de Agosto de 1795.
Numa carta escrita pelo suíço Barkli lê-se que "ele é ainda melhor do que o conhecido Louis Claude de Sint-Martin (o Filósofo Desconhecido), em matéria de caridade. Os pobres, os aleijados, indigentes e abandonados encontravam sempre, em Cagliostro, o socorro de que necessitavam".