01/04/10

Garibaldi (1807-1882)


Giuseppe Garibaldi, Maçom Carbonário, nascido em Nice a 4 de Julho de 1807 e falecido em Ceprera a 2 de Junho de 1882. Foi um guerrilheiro Italiano, alcunhado de "herói de dois mundos" devido á sua participação em conflitos na Europa e América do Sul. Uma das mais notáveis figuras da unificação Italiana, ao lado de Guiseppe Mazzini, Garibaldi dedicou sua vida à luta contra a tirania.

Proprietário da embarcação Santa Reparata de 29 toneladas, Giuseppe Garibaldi passou dez anos de sua vida a bordo de navios mercantes onde chegou a obter licença de capitão. Mas seus desejos de aventura não permitiram que seguisse essa carreira.

Seduzido pelas ideias socialistas de Saint-Simon, entrou em contacto com a sociedade secreta “Jovem Itália”, fundada por Guiseppe Mazzini , republicano e ardoroso defensor da unidade Italiana, que esperava alcançar por meio de um levante popular.

Garibaldi abandonou o mar para participar desta luta. Condenado à morte, refugiou-se em Marselha até que em 1835, fugiu para o Rio de Janeiro.

No Brasil, aproximou-se de republicanos e tornou-se uma figura importante. A Revolução Republicana do Rio Grande do Sul, é lembrada ainda hoje, em muitas Lojas Maçónicas Brasileiras. Após quase uma década de luta, foi dispensado das suas funções pelo presidente Bento Gonçalves.

Garibaldi foi iniciado na Maçonaria, no Rio de Janeiro, na Loja "Refúgio da Virtude", filiando-se mais tarde na Loja "Amis de La Patrie", no Uruguai, onde foi Venerável Mestre da loja a partir de 1841.

Fundou ainda a Loja Gualeguaychu, em 1837. Iniciou inúmeros Maçons à Carbonária. Algumas Vendas Carbonárias por ele fundadas, uniram-se à Maçonaria nos intentos da Revolução Farroupilha

Então mudou-se para o Uruguai. Onde foi nomeado capitão da frota Uruguaia. No ano seguinte, organizou a Legião Italiana.

Garibaldi, novamente unido à Carbonária, regressou a Itália em 1848 para iniciar a luta pela unificação Italiana. A sua tentativa de expulsar os austríacos fracassou e teve que refugiar-se na Suíça e depois em Nice.

Na Ordem Maçónica atingiu o 33º grau e Foi eleito Grão-Mestre da Maçonaria Italiana. Também foi o primeiro Grão-Mestre Geral do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraïm.

Em Fevereiro de 1849 foi eleito deputado republicano na assembleia constituinte da República Romana. Em Abril do mesmo ano, enfrentou um exército francês que tentava restabelecer a autoridade Papal.

Condenado pela segunda vez ao exílio, em 1849. Depois de uma estada em Tânger, Garibaldi mudou-se para Staten Island.

Garibaldi voltou à Itália em 1854. Em 1859, participou da Segunda Guerra de Independência. Foi nomeado comandante das forças sardo-piemontesas .

Conseguida a unificação do norte do país, Garibaldi voltou sua atenção à Itália Central. A luta terminaria em 1860 quando Garibaldi, promoveu o encontro de suas tropas com as do rei Vítor Emanuel II, que foi saudado por Garibaldi como Rei da Itália. Em 1861 Vítor Emanuel II foi coroado como primeiro rei da Itália unificada.

Garibaldi recusou o título de nobreza e a pensão vitalícia que o rei lhe ofereceu e retira-se para sua pequena casa na ilha de Caprera.

No início da terceira guerra de independência foi reorganizado o Corpo Voluntário Italiano, também desta vez sob comando de Garibaldi.

Em 1870 lutou na sua última campanha. Embora os Franceses fossem seus inimigos no passado, lutou ao lado deles na guerra Franco-Prussiana. Em 1871 Garibaldi foi eleito deputado à nova Assembleia Nacional Francesa.

Em 2 de Junho de 1882, aos 74 anos, Giuseppe Garibaldi morreu na sua casa na ilha de Caprera. Embora tenha deixado instruções detalhadas para sua cremação, o seu corpo foi enterrado na ilha de Caprera.

É Garibaldi que promove a fusão dos Ritos Maçónicos de Memphis e Misraïm, que deram origem ao actual Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraïm.