05/04/10

Um pouco de História


Entre os vários Ritos Maçónicos, este Rito ocupa uma posição particular desde a sua origem.

Tem o seu lugar entre os Ritos de tradição Egipcia, que beberam na fonte das antigas tradições iniciáticas do mediterráneo: pitagóricos, autores herméticos alexandrinos, neoplatónicos, sabeístas, ismaelitas… Foi necessário aguardar o século XVIII para encontrar os seus ventigios na Europa. Eles foram numerosos, porém só dois dentre eles chegaram até nós:

O Rito de Misraim e mais tarde o Rito de Memphis, que vão associar-se e fundir-se sob a direção do General Garibaldi em 1881.

RITO DE MISRAIM
Desde 1738 encontram-se vestigios deste Rito, nutrido por referências Alquímicas, Ocultistas e Egipcias, com uma escala de 90 graus.

José Balsamo, mais conhecido por Cagliostro, personagem chave na sua época, soube dar o impulso necessário ao seu desenvolvimento.

Muito próximo do Grão Mestre da Ordem dos Cavaleiros de Malta (Manuel Pinto da Fonseca), Cagliostro fundou em 1784 o Rito da Alta Maçonaria Egípcia.

Recebeu entre 1767 e 1775, do Cavaleiro Luigi d'Aquino, lrmão do Grão Mestre Nacional da Maçonaria Napolitana, os ARCANA ARCANORUM, três altos graus herméticos.

Em 1788 ele mesmo os introduz¡u no Rito de Misraim e atribuiu uma Patente a esse Rito. O Rito desenvolveu-se rapidamente em Milão, Génova e Nápoles.

Em 1803 foi introduzido em França por Joseph, Mare a Michel Bedarride. Nessa época o Rito recrutava tanto personalidades Aristocráticas como Bonapartistas e Republicanos, por vezes mesmo Carbonários.

Interditado em 1817 em consequência do casa dos Quatro Sargentos de La Rochelle e da inquietude suscitada pelos Carbonários, tornou-se o espaço de encontro dos opositores ao regime, o que acarretou progressivamente o seu declínio. Por volta de 1890 os últimos Maçons do Rito agruparam-se na loja Arc-en-Ciel.


RITO DE MEMPHIS
Constituido por Jacques Etienne Marconís de Nègre em 1838, o Rito de Memphis é uma variante do Rito de Misraim. Retorna á mitología Egípcio-Alquímica, acrescida de aspectos Templários e Cavaleirescos.

0 Rito de Memphis atrai personalidades á busca do ideal Maçónico. Conheceu um certo sucesso junto às Lojas militares até 1841, data em que adormeceu. Porém foi reativado após a destituição de Louis-Philippe em 1848.

Em Inglaterra, a partir de 1850, numerosas Lojas Inglesas trabalharam no Rito de Memphis. Tornaram-se célebres por haverem acolhido ardentes Republicanos (Louis Blanc, Affred Talandier, Charles Lonquet e José Garibaldí.

Em 1871, a destruição da Comuna contribuiu para o desenvolvimento de Lojas, porém houve um declínío perto de 1880, após a declaração de amnistia do novo governo republicano Frances.

No Egpito, a partir de 1873 o Rito de Memphis desenvolveu-se rapidamente, com o impulso do Irmão Solutore Avventura Zola, Grande Hierofante, até ao reinado do Reí Farouk.

Nos Estados Unidos, Marconis de Nègre implantou o Rito perto de 1856, desenvolvendo grande entusiasmo, especialmente sob o Grão-mestrado do lrmão Seymour, em 1861.


RITO DE MEMPHIS MISRAIM

Até 1881, os Ritos de Memphis Misraim caminhavam paralelamente e concertados, num ambiente muito próprio. Os dois Ritos começaram a reunir-se sob dupla filiação dos Maçons do Grande Oriente de França e do Rito Escoçês Antigo e Aceite que se interessavam por Esoterismo da Simbólica Maçónica, a Gnose, a Kabbalah, ou o Hermetismo.

Com efeito, outra riqueza da Egiptosofia que os caracterizam, Misraim e Memphis constituem sempre as heranças e conservação das velhas Tradições Iniciàticas do Século XVIII: Philalèthes, philadelphes, Rito Hermético, Rito Primitivo.

Misraim conta 90 Graus diversos, e o Memphis, 95.

Logo que Garibaldi é nomeado como o primeiro Grão- Mestre Geral "ad vitem" para cada dessas Obediências, uma fusão de Fé acontece e torna possível o estabelecimento comum dos Graus.
Actualmente o Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim está presente nos Estados Unidos da América, América do Sul, Antillas, África, Oceano Indico, Escandinávia e Europa. Ele congrega Maçons com os mesmos laços de atracção pelo Simbolismo, Esoterismo e Hermetismo.