02/04/10

Robert Ambelain (1907-1997)



Robert Ambelain "Aurifer" nasceu em Paris em 2 de Setembro de 1907, tendo sido iniciado na Franco Maçonaria Francesa na Loja La Jérusalem des Vallés Égyptiennes, do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraïm.


Durante a Segunda Guerra Mundial, juntamente com Maçons ligado à Resistência, fundou a Loja Alexandria do Egipto. Para que a Maçonaria pudesse continuar a trabalhar durante a ocupação Alemã, recebeu todos os graus do Rito Escocês Antigo e Aceite (REAA), todos os graus do Rito Escocês Rectificado (RER), incluindo o de Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa e o de Professo, todos os graus do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm (RAPMM) e todos os graus do Rito Sueco.


Entre 1960 e 1985, foi Grão-Mestre Internacional do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm. Em 1985, foi reconhecido como Grão-Mestre Internacional de Honra do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm.


Teve ainda títulos de Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente Misto do Brasil, Grão-Mestre de Honra do Antigo Grande Oriente do Chile, Presidente do Supremo Conselho dos Ritos Confederados para a França, Grão-Mestre de França do Rito Escocês Primitivo e Companheiro Ymagier do Tour de France - da Union Compagnonnique dês Devoirs Unis, onde recebeu o nome de Parisien-la-Liberté.


Além da Franco Maçonaria, foi membro de outras organizações iniciáticas, como a Ordem Kabalística da Rosa Cruz e a Ordem Martinista.


Robert Ambelain marcou o ocultismo do século XX pelas suas obras sobre o conhecimento da espiritualidade.



Entre os imensos livros que escreveu, destacam-se os temas Astrologia, Alquimia, Tarot, Magia e Cabala. Foi também autor de obras sobre as origens do Cristianismo, como "La Magie sacrée et Jésus ou le mortel secret des Templiers"e "La Vie secrète de Saint Paul".


Morreu em Paris em 27 de Maio de 1997.


Informações mais detalhadas acerca de Robert Ambelain, podem encontrar-se no seu site oficial: http://www.robert-ambelain.book.fr/


Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Ambelain
www.robert-ambelain.book.fr